top of page

Identidade visual para novas marcas



Começar uma nova marca é um trabalho desafiador, mas muito gratificante. Entre as várias etapas de construção de uma nova empresa está o desenvolvimento da identidade visual. Essa é uma ação de grande importância e que pode direcionar os passos do seu plano de negócio.


Para que você entenda detalhadamente o que é identidade visual, quais são os benefícios e as etapas de desenvolvimento dessa ferramenta criamos este artigo, continue a leitura e veja os tópicos abaixo!


O que é identidade visual?


O primeiro ponto que precisa ficar muito bem claro é o significado de identidade visual. A IV é o conjunto de elementos visuais que englobam um naming, uma ideia, um significado, um produto ou serviço e, principalmente, um conceito.


Nessa construção consta logotipo, tipografia, cores, elementos de apoio, todos coerentes com o conceito de marca. O objetivo deles é a facilitação de memorização da persona do seu negócio. Por isso, a reprodução uniforme da identidade visual é fundamental para o sucesso de comunicação do seu negócio.


Qual é a importância de uma identidade visual?


Essa criação visual é desenvolvida para demonstrar os objetivos, o posicionamento e apresentar a primeira impressão para os clientes.


Será por meio da sua identidade visual que as pessoas terão ou não confiança instantânea no seu negócio. E como sabemos, não é preciso ser perito em design para perceber se uma marca foi desenvolvida com profissionalismo ou não.


Além disso, a identidade também pode despertar sensações inconscientes nas pessoas, como necessidade de compra, identificação pessoal, reações impensadas, entre outras.


Como desenvolver uma identidade visual?


A criação de uma IV é feita seguindo alguns passos e processos, tudo vai depender do criativo envolvido no trabalho. Mas para você conhecer o desenvolvimento, elencamos abaixo alguns tópicos que são percorridos para a geração de identidades visuais.


Realização do briefing


O briefing é o momento de captação de informações sobre a sua nova marca. Você e todos os responsáveis pela empresa devem participar de uma reunião com os responsáveis pela criação para o entendimento do que se quer criar, para qual finalidade e em qual formato. Será o briefing o norteador de ações para se obter um bom resultado com a identidade visual.


Definição da persona


Antes de ir adiante com a criação é necessário ter muito bem definido qual é a persona daquela marca. A persona é a personificação do cliente da empresa, é o público-alvo potencializado, com características físicas, emocionais e comportamentais.


Vai ser para essa pessoa fictícia a criação da marca. Pensando em suas vontades, desejos e necessidades.


Desenvolvimento do brainstorming


A partir dessa etapa o trabalho fica na responsabilidade dos desenvolvedores do projeto. O brainstorming é o momento em que a equipe vai discutir sobre as possibilidades que podem ser percorridas. São várias ideias, várias opções e várias tentativas para se obter a melhor identidade visual possível para o briefing colhido.


Escolha da fonte, cor e estilo


Dentro da criação da identidade visual vão estar a definição de fonte principal e fonte secundária que serão utilizadas em todos os materiais utilizados pela marca. Também é inserida nessa criação a escolha da cor ou cores que identificarão a empresa para todas as pessoas, essas cores são pensadas levando em consideração uma gama de fatores.


O estilo adotado na personificação da marca também será pensado em consonância com os aspectos compreendidos acima, tudo isso para gerar identificação rápida e coerência de construção.


Emprego de elementos


A decisão de adotar elementos de apoio para a marca também vai ser definida no desenvolvimento da criação da identidade visual. Tudo isso vai depender do estilo a ser seguido, das necessidades específicas da marca e do conceito que foi elencado no projeto.


Variações da marca


A sua nova identidade visual vai trazer algumas opções de variações de aplicações da marca. Colocação horizontal, vertical, em fundo colorido, preto e branco, por exemplo. Isso acontece para que não ocorra nenhum tipo de distorção visual quando aplicada nas mais diversas possibilidades, sejam elas online ou off-line.


Criação do manual de identidade visual


Os criativos da identidade visual do seu negócio vão desenvolver um manual completo de usabilidade da sua nova marca. Nele vai constar todos os quesitos técnicos para a utilização correta de todos os elementos que vão representar a sua empresa. Sempre que precisar, você vai poder consultá-lo e apresentar para profissionais que desenvolverem qualquer tipo de trabalho com você.


Essas são algumas especificações da criação de identidade visual para novas marcas. Agora que você já conhece os caminhos a serem percorridos, desenvolva um trabalho profissional para iniciar a sua empresa de forma correta. Se quiser saber mais sobre projetos completos de identidade visual, entre em contato com a gente. Nos conte a sua ideia, para elaborarmos juntos uma marca coerente ao seu mercado.

bottom of page