Marcas com propósito em tempos de crise ou não



Seja em um momento de crise, como esse da pandemia Covid-19, ou seja em uma rotina normal e estabilizada, as marcas com propósito sempre estarão à frente.

Para entendermos melhor sobre essa afirmação acima, basta realizarmos uma rápida reflexão, qual é o seu sentimento ao ver uma marca anunciando um produto não essencial em um veículo de comunicação em meio a uma crise que milhões de pessoas não sabem como vão pagar as contas de suas casas?

Se você acha totalmente descabido esse posicionamento, certamente, é porque você tem uma tendência grande em admirar e se conectar em marcas com propósito.

Mas afinal, o que são marcas com propósito?

O propósito de marca é o real motivo da existência dela, é a essência de uma empresa, o verdadeiro significado do seu trabalho e a forma e comprometimento que ela resolve um problema que os consumidores enfrentam.

Todo negócio é baseado e desenvolvido com o objetivo principal de proporcionar para o mercado algo que ele está carente e sedento. A marca que consegue se comprometer verdadeiramente a esse objetivo, não deixando de lado a sua responsabilidade social, aumenta exponencialmente a persuasão, o encantamento e a retenção de clientes.

Como entender o propósito das marcas?

Uma marca com propósito não significa que ela não tem o objetivo de faturar com os seus produtos e serviços disponíveis no mercado, mas ela entende que ganhar dinheiro será mais uma das consequências da realização do seu trabalho.

Vamos para mais uma reflexão, qual a sua percepção a respeito de uma marca após ela tirar do seu estoque de venda 3 mil máscaras de mergulho que podem ser adaptadas para virarem respiradores para pacientes acometidos pelo coronavírus e doar para hospitais brasileiros?

Esse gesto realizado pela empresa pensando no coletivo e deixando de lado o seu faturamento momentâneo, além de ajudar o próximo também fez com que a marca virasse notícia, melhorasse a sua percepção e encantamento em relação aos clientes e indiretamente ocasionasse a venda de outros produtos de sua carteira.

Potencializar o faturamento de um negócio não é um problema e não é ruim, mas se esse for o propósito de uma marca e o seu objetivo principal de existência, certamente o dia a dia será mais complicado, tanto para a comunicação com os consumidores, quanto a comunicação com o público interno que pode não se conectar verdadeiramente com aquela empresa.

Quais os benefícios de marcas com propósito?

O primeiro benefício a se destacar é o aumento da intenção de compra do público-alvo, ou seja, a potencialização do faturamento da empresa. Vale lembrar mais uma vez, ter propósito não significa não ganhar ou não gostar de dinheiro.

Outro ponto positivo é oferecer para o público interno uma razão a mais para trabalhar e se dedicar para aquele negócio, o dinheiro é o motivador dos seus colaboradores, mas o propósito sempre vai ser aquele algo a mais que o faz se identificar com a empresa.

Mais um benefício de quem bebe a alegria de uma marca com propósito é encontrar a razão para tanta dedicação, empenho e desgaste diários. Chega um momento que todo profissional precisa se apegar em algo a mais do que somente sua remuneração.

Como posso definir o propósito da minha marca?

Seja para negócios que já estão em andamento, assim como para empresas que estão começando a ser planejadas, um ótimo exercício a ser feito é o Círculo Dourado.


Essas 3 perguntas podem ser o início da sua definição de propósito e o começo de uma estratégia muito bem sucedida e que, provavelmente, será muito bem aceita pelo seu nicho.

O que marcas com propósito não devem fazer?

O maior erro de uma empresa é tentar apresentar um propósito não verdadeiro. É afirmar ser, fazer ou querer algo, mas por fim estar com segundas intenções no seu posicionamento externo.

Outro ponto negativo é delimitar até onde vai esse propósito, se ele é a sua verdade deve abranger obrigatoriamente sua rotina interna, externa, os sócios, colaboradores, fornecedores, clientes e até haters. Afinal quem tem propósito, tem propósito.

Marcas com propósito são o hoje e o futuro...

Podemos concluir que marcas que tem um propósito já estão sendo percebidas de forma diferente pelo seu público, elas conseguem se conectar sentimentalmente com as pessoas, conseguem vender a sua solução sem necessariamente falar publicitariamente sobre elas e conseguem ser lembradas ao ponto de serem citadas por algo marcante que fizeram para o todo.

Não deixe de entender e ter na ponta da língua o propósito da sua marca, as pessoas querem ver primeiro a sua alma para depois se abrirem para a sua solução de problema.

Se você quiser continuar lendo sobre marcas com propósito, veja esse texto sobre o propósito da Difere Comunicação.

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo