top of page

Primeiros passos para fazer a comunicação de empresas


Comunicação de empresas: primeiros passos

Estruturar a comunicação de empresas não é um trabalho tão simples quando você quer obter resultados satisfatórios com a estratégia. É preciso contar com ações bem consistentes para que a sua marca fale com o público certo, de maneira correta e na melhor hora.

Por isso, fizemos este artigo que vai ensinar algumas dicas para que você possa desenvolver a comunicação da sua empresa de forma sustentável, com muita qualidade e sem precisar contar com uma grande equipe de profissionais em um primeiro momento.

Listamos abaixo o passo a passo. Confira!


Conhecer o propósito da empresa


O primeiro passo para você dar início a uma comunicação consistente e que gere resultados para o financeiro e para a construção da empresa é conhecer o propósito do seu negócio. Para isso, responda consigo mesmo esses três questionamentos:

  • por que a sua empresa existe?

  • qual é o problema que ela resolve para os clientes?

  • e por que a sua empresa é importante para a sociedade?

São três perguntas profundas, mas que as respostas vão ajudar você a nortear todo o planejamento estratégico da marca seja ele de comunicação ou até mesmo mercadológico.


Analisar o mercado


Após você conhecer, e ter em mente, o propósito do seu negócio é de extrema importância que seja feita uma análise do mercado que ele está inserido. Para isso mapeie todos os concorrentes diretos e indiretos.

Essa é uma pesquisa que pode demandar tempo e esforço, mas que você mesmo pode fazer. Crie uma planilha e comece elencando as empresas concorrentes que estão mais próximas do seu local de atuação, no mesmo bairro, na mesma cidade e estado, por exemplo.

Ao ter em mãos esses dados, identifique o diferencial que o seu negócio apresenta em relação aos demais. Esse passo é fundamental para que o trabalho de comunicação seja realizado de forma coerente e que garanta maior destaque para a sua marca.


Definir os objetivos de marketing


Depois de conhecer o propósito da empresa e analisar o mercado concorrente, está na hora de definir os seus objetivos de marketing. Para que você consiga chegar a algum lugar é preciso que você saiba onde quer chegar, não é mesmo? Portanto, faça a delimitação.

Entre os objetivos que você tem com a sua empresa podem estar:

  • a quantidade que você quer vender;

  • o valor que você quer faturar;

  • o quanto você quer estar inserido no mercado;

  • o aumento que você deseja nas suas vendas;

  • e qualquer outro desejo de melhoria que possa vir a surgir.


Ter profissionais para executar o trabalho


O próximo passo para realizar a comunicação de empresas é contar com profissionais qualificados para executar o trabalho. Gerenciar uma empresa requer muito esforço e por mais que você deseje estar presente em todas as etapas do seu negócio, isso nem sempre é possível.

Coordenar um negócio demanda muito tempo e dedicação e você precisa concentrar os seus esforços em manter a máquina girando a todo o momento, por isso delegar a responsabilidade de comunicação para uma equipe profissional capacitada para tal função.

Agora que você sabe os primeiros passos para desenvolver a comunicação de empresas, não deixe de colocar essas dicas em prática e obter resultados relevantes para o seu negócio. Se você tiver alguma dúvida em como estruturar esse setor na sua empresa, entre em contato com a gente, ficaríamos muito contentes em ajudar.

bottom of page