top of page

Branding: realizando a gestão da marca


Branding - Difere Comunicação

Quando falamos em gestão de marca, não falamos apenas em criar ou organizar o naming, logo e aplicações da marca. Falamos de um compilado de todos esses e mais alguns aspectos que juntos fazem a marca ser reconhecida pelo público.


Pode parecer um pouco confuso todas essas descrições, como identidade visual, marca, branding e outros, mas você vai perceber que cada uma delas diz respeito a uma parte do seu negócio e todas possuem um grande peso.


Neste artigo vamos explicar o que, ao certo, é o branding e porque ele é tão determinante para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas. Veja abaixo!


O que é branding?


Da forma mais sucinta possível, branding é a gestão de uma marca. É todo o trabalho desenvolvido para fazer com que uma empresa seja reconhecida no seu meio, se destaque dos concorrentes e realize mais negócios.


O branding engloba desde a criação de uma marca, incluindo toda a identidade visual, até as ações que serão realizadas no dia a dia, sejam elas de comunicação, publicidade ou não.


Branding é construído e cuidado com o decorrer do tempo, porém não tem uma data inicial e uma data final. Isso porque, tudo, realmente tudo, o que a sua empresa realiza pode corroborar para uma percepção positiva ou negativa de marca.


Por que é preciso sempre pensar em branding?


Não descuidar do branding é fundamental para colher resultados positivos a curto, médio e longo prazo.


É preciso ter um cuidado constante, mesmo sabendo que ele não vai depender exclusivamente dos seus esforços. Isso acontece porque a percepção do público também interfere no branding da sua empresa. A opinião dos consumidores pode alterar diretamente na visibilidade e reputação da sua marca.


Como ter um bom desempenho com o branding?


É possível pensar em vários caminhos para realizar o branding correto para empresas. Listamos abaixo alguns tópicos que podem ajudar você nesse processo.


Pense como os seus clientes


Se você pensa no seu negócio sempre com a cabeça de proprietário, está na hora de fazer o exercício de pensar nele com a cabeça dos consumidores. O que proporcionaria uma boa experiência para eles? O que não seria agradável? E o que não importa ao ponto de ser um incômodo?


Realize esse exercício para ter insights diferentes e se distanciar um pouco da ideia de ter sempre a mesma visão sobre a empresa.


Cuide sempre da sua marca


O branding deve ser desenvolvido diariamente, com constância e incansavelmente. Tenha em mente que mesmo se você alcançar as melhores posições na preferencia das pessoas, isso pode mudar com um pequeno deslize ou descuido.


Nunca se esqueça que a marca é o ativo mais precioso da sua empresa e ela pode gerar muito valor para o seu negócio.


Contrate uma equipe especializada


Outra forma de ter um bom desempenho com o branding é contar com uma equipe de especialistas no assunto e ter à disposição estratégias específicas para potencializar as ações de percepção de marca. Contratar uma agência pode fazer com que você ganhe tempo e alcance melhores posições mais rapidamente.


Essas são apenas algumas dicas sobre como potencializar o branding do seu negócio, existem muitas possibilidades a serem seguidas e se você quiser conversar mais a respeito disso, entre em contato com a gente, adoraríamos poder auxiliar você nesse assunto.

bottom of page