O que é estratégia de comunicação integrada?

Atualizado: 27 de Set de 2019



Quando a sua empresa se comunica com o público utilizando canais e formas variadas, a comunicação integrada, de uma forma ou de outra, já está acontecendo.


Integrar canais, estratégias, setores, profissionais, formatos e plataformas pode ser uma saída muito vantajosa para a positiva divulgação de uma marca.


Se você acredita que comunicar uma mensagem por meio de uma única estratégia já está surtindo ótimos resultados para o seu negócio, recomendo que continue a leitura para conhecer uma forma de potencializar ainda mais os seus números.


O que é comunicação integrada?


É uma estratégia onde se alia a criação de planejamento, a realização de análise e a execução de ações em canais de comunicação diferentes, sejam elas veículos ou não, para proporcionar uma melhor experiência para o público e solidificar cada vez mais uma marca.


A comunicação integrada não se trata apenas de emitir uma mensagem em veículos de comunicação online ou off-line, a integração da comunicação diz respeito a fazer com que todas as ações de uma empresa estejam em sintonia.


Essas ações podem ser internas, como a forma que uma marca se posiciona diante de seus colaboradores, como ela se comporta em relação ao meio ambiente ou externas, representadas no formato de embalagens, meio de entrega, apresentação, publicidade e posicionamento.


Tudo é comunicação, e esse todo precisa estar integrado e falando a mesma língua para não ocorrer ruídos.


Qual é a função dessa estratégia?


A estratégia de comunicação integrada tem como função padronizar a fala e o comportamento de uma marca.


O intuito é fazer com que a empresa se porte de forma igual em estratégias de marketing digital, de publicidade off-line, na estrutura organizacional, no desenvolvimento de materiais ou em toda e qualquer maneira de se expressar.


Uniformidade, coerência, consistência e continuidade são palavras de ordem em uma estratégia integrada.


Quais são os benefícios da comunicação integrada para empresas?


O primeiro ponto que é possível destacar como benefício dessa estratégia é a implementação de uma linha constante de comunicação e a facilidade de posteriormente desdobrar essa linha, sem precisar desenvolver um caminho diferente para cada momento da marca.


Além disso, outros benefícios são:

  • fortalecimento de marca;

  • potencialização da eficiência de estratégias comunicacionais;

  • integração de equipes, setores e fornecedores;

  • proporcionar economia para a empresa;

  • e aumentar o número de vendas.


Como desenvolver essa estratégia?


Para colocar uma estratégia de comunicação integrada em funcionamento há a necessidade de estudar intimamente o público-alvo da empresa. Entendendo o seu perfil, comportamentos e hábitos.


Outra preocupação é em relação ao planejamento, esse deve ser muito bem estruturado para que as ações estejam completamente alinhadas e funcionem da melhor forma.


Também é preciso definir os canais de comunicação que poderão ser utilizados na estratégia. É importante delimitar os meios, mas não se basear em somente um ou dois.

Não se esqueça de integrar todos os planos definidos inicialmente, eles precisam estar em total sintonia e remando para a mesma direção.


Comunicação integrada não pode ser considerada apenas como uma nova tendência de mercado, até porque ela é há muito tempo utilizada por grandes players do mercado e proporciona resultados muito satisfatórios para pequenas, médias e grandes empresas.


Agora que você conheceu um pouco mais desse assunto, não deixe de considerar a comunicação integrada na rotina do seu negócio, ela pode surpreender positivamente as suas expectativas. Se quiser conversar mais sobre essa estratégia, entre em contato com a gente, vamos adorar falar com você sobre essa temática.



logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo