Por que pensar no futuro é pensar no agora?



Empresários tendem a vislumbrar todas as possibilidades que o seu negócio têm, sejam elas o aumento do faturamento, a consolidação da marca no mercado ou tornar-se uma franquia. Independente de qual seja o seu desejo e objetivo é preciso ter planejamento.


O planejamento ou visão estratégica serve para esclarecer o que é necessário para que o negócio alcance os propósitos definidos. São todas as ações que devem ser realizadas durante um determinado tempo para alcançar o local que se almeja.


Para entender porque pensar no futuro é pensar no agora e porque planejamento é tão importante para uma marca, continue a leitura.


Analise a sua empresa


Para chegar aos pontos principais de um planejamento, é preciso reconhecer-se.


Antes de iniciar qualquer ação, tenha muito bem estabelecido alguns pontos. Analise as próprias falhas e forças, pesquise a concorrência, delimite onde e quem está interessado no que sua empresa tem a oferecer e deixe muito claro quais são os objetivos da sua marca.


Defina o que quer


Faça planos com objetivos e metas específicas justamente para saber diferenciar o prazo em que cada tópico deve ser cumprido. Defina o que você quer para sua empresa e como você deseja que ela seja vista.


Faça esse levantamento começando pelos seguintes questionamentos:

  • O que eu quero para a empresa?

  • Quais são meus objetivos e qual prazo eu tenho para chegar até eles?

  • Até quanto estou disposto a gastar?

  • A minha infraestrutura e equipe conseguem atender a essa demanda ou é preciso modificá-las também?


Separe objetivos de metas


Depois desse exercício de reflexão, entenda que objetivos e metas são coisas distintas, porém complementares.


Objetivos são coisas concretas, os sonhos ou propósitos. Já as metas são as pequenas tarefas que precisam ser feitas para se alcançar um objetivo. Veja o exemplo abaixo!


Objetivo:


Modernizar a empresa implementando um novo sistema de software e substituir os equipamentos velhos por modelos mais recentes.


Metas:

  1. definir os potenciais softwares e equipamentos que podem ser substituídos;

  2. analisar e priorizar cada medida;

  3. separar capital para se investir e verificar se não vai atrapalhar nas finanças;

  4. contratar ou comprar um serviço/produto;

  5. e colocar em prática.


Estipule um prazo


Para não procrastinar, após estabelecer metas e objetivos e listá-los, coloque um período para cumpri-los em curto, médio e longo prazo.


Trace a estratégia de como realizar cada um deles dentro do prazo estabelecido, levando em conta o orçamento, infraestrutura e equipe que você tem à disposição. Além de outros fatores que podem influenciar diretamente no desempenho, como imprevistos e contratempos.


Pense a longo prazo


Depois de moldar as estratégias é preciso comunicar aos seus sócios, parceiros e funcionários o que se pretende fazer e como fazer. E quando você já tem tais questões estabelecidas fica mais fácil defendê-las e torná-las públicas para pessoas interessadas.


Ao entender a própria empresa você pode precipitar possíveis obstáculos antes da apresentação. Como se será necessário uma bonificação ou vantagem para que os envolvidos o sigam, por exemplo.


Pensando em cada etapa, estrutura da empresa você estará falando a mesma língua do seus colaboradores internos e clientes. Quando todas as engrenagens funcionam de acordo com o planejamento será muito mais fácil alcançar o “futuro”.


O futuro é incerto


Mesmo que cada passo seja pré-definido, não dá para prever exatamente como e o que vai acontecer até colocarmos nossos planos em prática.


E quando se está atento ao que acontece na própria empresa e como o público reage às ações, é uma ótima forma para auxiliar o processo. Assim, mensurar o andamento de uma ação é manter-se atualizado no mercado, nos concorrentes e nas oportunidades que são colocadas em seu caminho.


Afinal a visão estratégica, planejamento e análises de probabilidades podem te ajudar a estabelecer quais são os meios necessários para se chegar aos fins. Mas imprevistos acontecem, então seja maleável e aprenda com os erros e acertos.


Para entender um pouco mais sobre planejamento leia os seguintes artigos: "Primeiros passos para fazer a comunicação de empresa" e "Branding: realizando a gestão da marca".

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo