Comunicação: uma imagem vale mais que mil palavras?



Sim e nós vamos explicar o porquê da imagem estar ligada a comunicação, e, como a marca, responsáveis ou profissionais que atuam em nome dela podem interferir diretamente no negócio.


Uma frase que resume perfeitamente o que queremos falar é “quem não é visto, não é lembrado”. A comunicação vai além de apenas informar, é também cativar e ser lembrado pelos outros de forma positiva.


Afinal, estamos em contato com algo novo o tempo todo. Sejam novas imagens, cheiros, experiências e até opiniões. E nessa hora, saber se destacar no universo em constante expansão, é essencial.


Neste artigo não estamos nos referindo diretamente a identidade visual de uma marca, claro que ela pode afetar uma empresa. Mas abordaremos principalmente a parte subjetiva da imagem, a reputação, por exemplo.


Continue a leitura para entender um pouco mais sobre os benefícios de uma boa imagem e como a comunicação integrada pode auxiliar nesse processo.


Por que pensar muito bem a comunicação institucional?


A comunicação institucional visa passar uma mensagem sobre a marca e/ou negócio e seus valores. Algumas empresas até utilizam seu produto/serviço de forma aspiracional, como parte da comunicação institucional.


E para direcionar tal comunicação, é preciso considerar o cenário. Hoje, muitas pessoas buscam saber além, como de quem consomem, como é realizada a produção, quais os fornecedores de matérias-primas, etc.


Então é preciso ser transparente e se atentar as informações (valores, missão, visão e o posicionamento) que saem da empresa para que não se contradigam.


A comunicação institucional, também preza pelo relacionamento. Por isso, apostar na divulgação do backstage, como é o trabalho, os colaboradores e parceiros, gera mais envolvimento, pois o público sente que faz parte da marca.


Como proporcionar a imagem adequada para uma marca?


Para fazer isso, veja algumas dicas básicas:


1. Entenda sua empresa

É preciso conhecer a empresa e qual o seu propósito. Além de entender se na prática a missão, visão e valores estão de acordo com o que é realizado no dia a dia.


2. Faça um planejamento

Nenhuma ação é bem sucedida por pura sorte. É preciso se planejar, estabelecer metas e escolher as melhores ferramentas para alcançar seus objetivos.


3. Priorize o relacionamento com o público

Entenda o seu público e tente envolvê-lo em suas ações. Mantenha-o atualizado sobre as movimentações internas e as que o afetam diretamente.


4. Mantenha o mesmo discurso dentro e fora da empresa

Como já falamos neste artigo, nada adianta informar ao público uma coisa e na prática ser totalmente outra. Se isso vier a tona, pode estragar a reputação que a marca construiu ao longo dos anos.


5. Cuide de sua marca

Monitore os resultados e faça ajustes se necessário. Pense na sua marca como um carro que precisa de manutenção e energia constante para se manter operante.


Como a comunicação integrada pode ajudar nesse processo?


A comunicação integrada é uma estratégia onde se alia planejamento, análise e execução de ações em canais de comunicação diferentes que, em conjunto, refletem a marca como um todo.


Essa imagem criada em cima da marca por meio da estratégia comunicacional, desde que de acordo com as convicções do consumidor, pode impactar mais do que o próprio produto/serviço.


Por isso, a homogeneização das informações dentro e fora da empresa em diversos meios, devem ser consideradas de extrema importância para que não ocorram ruídos.


Quais os benefícios de ter uma comunicação alinhada com a imagem?


Dentre os benefícios que uma imagem institucional pode proporcionar estão:

  • fortalecimento do branding;

  • ações internas e externas mais eficazes;

  • fidelização de clientes;

  • e prevenção de crises.

Para alcançar tais resultados você pode contar com o apoio de uma equipe de profissionais especialistas. Mas, se sua empresa não possui um departamento de comunicação, você pode procurar o apoio de uma agência de publicidade de confiança.


Para mais informações entre em contato com a gente, assim conversamos mais sobre as possibilidades de uma estratégia eficaz para a sua comunicação integrada que possa auxiliar na expansão do seu negócio.

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo