Empresas: negócio, marca, diferencial, marketing e comunicação

Atualizado: 4 de Out de 2019



Empresários precisam se dedicar a muitas questões diferentes nos seus negócios, isso pode fazer com que alguns conceitos passem batidos no dia a dia corrido.


Para dirimir dúvidas, criamos esse conteúdo com vertentes específicas de comunicação e empresas, mostrando onde alguns pontos convergem e outros se diferenciam.


Continue a leitura e aproveite o texto, esperamos que ele seja útil para a sua rotina de trabalho e para a realidade da sua marca.


Quais são os conceitos básicos de um negócio?


A empresa é uma unidade que estabelece troca de trabalho, recursos humanos e materiais para comercialização de bens ou serviços.


O negócio é a ocupação ou trabalho que uma ou mais pessoas se dedicam para gerar lucros.


Mais do que lucro, um bom negócio é aquele que acerta nas escolhas conjuntas. Desde a procedimentos administrativos, empresarial, fornecedores, modo de gerenciamento dos colaboradores da empresa, ao produto final.


Por isso, bons administradores se preocupam com o comércio que é a relação de venda e negociação de bens e serviços.


Para o escritor e consultor administrativo austríaco, Peter Drucker, independente de qual ramo o negócio está, a empresa deve buscar se desenvolver com seus os clientes.


Afinal, se os mesmos pararem de consumir os bens e serviços de uma empresa, ela pode falir.


Por definição, o que é marca?


É a representação ou imagem pública que se tem sobre uma empresa e seus negócios, sendo algo tangível e visível ou simbólica. Pode ser identificada por estímulos visuais, sonoros, gustativos e olfativos.


Mais que o valor agregado ao produto ou serviço, a marca representa ideias, visuais, valores e conceitos que devem ser claros, objetivos e honestos.


O desenvolvimento de ações, esclarecimento de valores, definição de posicionamento e criação de identidade visual podem tornar a marca mais atrativa ao público.


O que pode ser entendido como diferencial?


Esta questão está diretamente ligada a sua marca. É a forma como a sua empresa se destaca das demais. Vale ressaltar, que “qualidade” não é um diferencial e sim elemento essencial.


Por isso, é importante fazer os seguintes questionamentos:


1) O que é a minha marca/empresa?


2) O que se oferece além dos demais?


3) Qual a essência da empresa/marca?


É importante estabelecer os apontamentos acima, justamente pela competição e concorrência. Podem haver milhares de empresas no mesmo ramo e área de atuação, mas a sua empresa/marca pode ser única com características díspares das demais empresas.


O que é marketing?


É a comunicação voltada para estratégias de venda e mercado. O marketing se caracteriza pela sazonalidade, ao qual está voltada para o que os consumidores podem se interessar em determinada época.


São as ações que uma equipe especializada faz para expor o que a marca é e está ligada à campanhas e planejamento de curto prazo e tendências de mercado.


Além disso, o marketing pode ser muito bom e fazer a marca se destacar exponencialmente, mas se outros tópicos não estiverem alinhados corretamente, será um gasto de recursos desnecessários que poderiam ter sido melhor administrados depois.


Qual a diferença entre comunicação interna e externa?


Essa questão é uma das mais importantes. Afinal, o que acontece dentro da empresa é o mesmo que a marca preza para outros?


Além disso, quando seus colaboradores entendem os seus objetivos e o abraçam é mais fácil alcançá-los, pois todos estão em sincronia em uma causa maior.

Como diria Daniel Godri, “melhor um funcionário cão do que gato”.


Mas afinal, por que a comunicação integrada é importante?


Cada tópico acima são engrenagens, partes de algo maior e que é preciso integrar todos os conceitos para que se tenha uma marca forte.


Por exemplo, uma marca preza pela diversidade, faz campanhas em cima dessa premissa, porém é divulgado que a empresa não tem colaboradores de diferentes etnias e biótipos, ou seja, a empresa não condiz com o que prega.


Por isso, a comunicação integrada condiz não somente com o que se prega, mas também no modo como se faz.


Agora que você sabe quais são as diferenças entre os conceitos de comunicação de empresas, utilize esse conhecimento nas suas estratégia.


as internas. Se quiser esclarecer alguma dúvida ou definir estratégias específicas para o seu negócio, entre em contato com a gente, teremos um imenso prazer em contribuir nessa construção.

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo