top of page

Rebranding: qual é a hora de mudar?



O termo rebranding é muito usado quando está chegando a hora de atualizar ou executar alguma mudança na identidade visual e até na política de uma empresa. Essa estratégia pode ser usada para apenas amenizar pequenas defasagens ou para atualizar completamente uma marca.


Algumas mudanças podem gerar pequenos desconfortos, mas são essenciais para potencializar os resultados de um negócio. Para você entender um pouco mais sobre rebranding e aplicar essa prática na realidade da sua empresa, continue a leitura!


O que é rebranding?


O primeiro passo é entender especificamente o que significa a terminologia. Rebranding é o nome dado para o processo de atualização de marca que é feito quando há posicionamentos, visuais gráficos ou políticas internas ultrapassadas.


O rebranding, atualização do branding, pode ser a mudança de logo, nome, tagline, identidade visual, conceito, cores institucionais, posicionamento de mercado, filosofia adotada e todos os fatores que possam otimizar a imagem de uma empresa.


A sua função é deixar as marcas aptas para cada novo momento do mercado, sem perder o potencial de vendas ou serem prejudicadas no seu nicho específico.


Qual é a hora de repaginar?


Para que você não passe por mudanças desnecessárias no seu negócio, listamos abaixo alguns momentos que o rebranding se faz necessário.


- Necessidade de atingir um novo público.

- Tentativa de expansão para novos mercados.

- Crescimento da empresa.

- Possibilidade de melhorar a reputação no mercado.

- Alteração de missão do negócio.

- Inserção de novos produtos ou serviços.

- Mudança de filosofia ou gestão da empresa.

- Reposicionamento para alavancar as vendas.


Se você tiver alguma dúvida em relação ao momento correto de dar início ao rebranding, vale a pena conversar com profissionais da área de comunicação, empresários que já tenham passado por esse momento e até com colaboradores da sua própria empresa.


Como colocar o rebranding em prática?


Antes de dar início no projeto, pense em todos os aspectos que estão levando a sua empresa adotar o rebranding.


Elenque quais são os motivos, quais são as atuais fraquezas, faça um estudo de como os concorrentes estão se comportando no mercado e principalmente delimite onde você pretende chegar com a atualização de marca.


Nunca faça mudanças sem entender o real motivo daquela ação e especialmente sem ter uma equipe especializada em projetos dessa proporção. Procure profissionais com experiência em comunicação e explique para eles, em detalhes, qual é o momento da empresa.


Após ter contato com todas essas informações, analise o cenário do seu negócio para decidir se o rebranding pode auxiliar no fortalecimento de marca ou não. Se quiser continuar lendo sobre o assunto, não deixe de conferir esse conteúdo para verificar se a sua empresa precisa de publicidade.

bottom of page