top of page

Marca humanizada: conheça sua importância


Uma marca humanizada não surge do dia para a noite. Essa é uma relação que precisa ser construída diariamente. E quando falamos em humanizar uma marca, não quer dizer que é preciso personificar o mascote da empresa para agir e falar como, e, com o ser humano.


Na verdade, trata-se da relação que uma marca tem com o seu público e a aproximação que é construída entre ambos. É justamente essa relação que difere as marcas e fazem com que no final, elas não sejam relacionadas somente a um serviço ou um produto que oferecem.


Vivemos em uma era tecnológica e pode-se notar que os bots criados por softwares especificamente para interagir e se aproximar dos humanos são cada vez mais presentes, deixando os atendimentos cada vez mais mecanizados.


Por isso, a aproximação com o público pode fazer toda a diferença na imagem que a sua marca passa. Relações próximas tendem a facilitar conversões, possibilitar novos negócios e principalmente estreitar laços. Para saber um pouco mais sobre a importância de uma marca humanizada, continue a leitura.


Redes sociais não são catálogos


Como o próprio nome diz, as redes sociais servem para socializar. Por isso, marcas que possuem uma boa comunicação com seus seguidores tem mais acessos e interatividade que outras que veiculam apenas produtos e valores.


Sendo assim, ter apenas um perfil comercial e postar vários produtos, esperando que o público compre sem um planejamento estratégico, pode não trazer resultados tão expressivos para a sua empresa.


É preciso ser ativo, pensando principalmente que hoje o consumidor busca mais do que produtos e serviços, ele busca também ideais e identificação.


E nesse processo, saber os tipos de plataformas e como atingir o público em cada uma delas é um diferencial no mercado.


Primeiros passos para uma marca humanizada


Visualizando o relacionamento nas redes sociais, enquanto consumidores, quantas vezes tiramos um tempo para interagir e perguntar às marcas em suas redes sociais e somos ignorados? A resposta é muitas vezes.


Por isso, quando uma empresa nos responde, isso se torna um marco, certo? Sendo que as vezes até vemos consumidores divulgando respostas que receberam de marcas que eles gostam.


Esse pequeno ato de respaldo que se pode ter com o cliente ou seguidor, aproxima a marca do potencial cliente. É dessa maneira que se cria mais empatia.


Humanizar a marca também é ter um bom relacionamento entre empresa e colaboradores, um processo interno. Afinal, quando os funcionários também defendem a empresa onde trabalham, isso vale mais do que qualquer marketing.


Humanizar a marca também confere na parte de imagem de pessoas que estão por trás da marca. Desde os fundadores, diretores, funcionários e outros colaboradores.


Dando início ao processo de humanização


E para que você possa dar início a esse processo agora mesmo, listamos abaixo algumas dicas:


  • Tenha planos

Tenha um plano de comunicação, estratégia e objetivos da empresa. Isso vai ajudar a mensurar como, onde e como você pode fazer as ações para alcançar os seus objetivos, além de melhor análise de ações anteriores.


  • Saiba qual é a identidade da marca

É o modo com a empresa se comunica. Sua marca é amiga, divertida e próxima ou totalmente o contrário? Então é preciso ser constante nesse posicionamento em todas as esferas da comunicação.


  • A linguagem deve ser adequada e acessível

Nessa questão, é preciso ver se o público que consome o conteúdo entende o que se fala. Nada adianta vender bengala e falar com gírias e abreviações, o público não entenderá por completo a mensagem.


  • Apresente a sua equipe para os clientes

Mostre a equipe, os colaboradores e como eles contribuem para a marca. As pessoas estão interessadas em saber.


  • Histórias devem ser contadas e ouvidas

Por fim, mas não menos importante, conte ao público histórias. Os seres humanos se identificam e processam melhor a informação quando há algo por trás das coisas. Como a marca se formou, porque se fala de tal maneira, etc.


Benefícios de humanizar uma marca


Então, uma marca humanizada é aquela que interage com o seu público e mostra suas vertentes. Desde a linguagem que carrega, como fala sobre seu objetivos, o modo como se comunica com o público, até o paralelo entre administração, funcionário e consumidor.


Todas essas ações para marca humanizada servem para criar uma estratégia bem mais eficaz, além de fortalecer o branding e como as pessoas identificam a marca, e de criar empatia, vínculos e fidelização do cliente.


Quer saber mais como deixar a sua marca humanizada? Então nos siga no Instagram e Facebook e continue acompanhando nossos conteúdos.

bottom of page