top of page

Ensaios fotográficos: por que e quando fazer?



Se a sua empresa precisa criar uma nova campanha publicitária, anunciar uma condição inédita, melhorar o branding ou reformular a marca e você percebeu que as fotos atuais, de produtos ou serviços, não correspondem com a qualidade oferecida, está na hora de pensar estrategicamente em ensaios fotográficos.


Esse é um investimento que vale a pena. Muitas vezes, é por meio das fotografias que os clientes têm o primeiro contato com as possibilidades oferecidas por uma empresa e não é muito agradável que essas imagens transmitam amadorismo ou não apresentem com clareza todos os detalhes que o consumidor precisa observar.


Quer saber como fazer, os benefícios e o porquê você deve investir em um ensaio fotográfico de qualidade? Então continue a leitura!


Mas afinal, o que é fotografia publicitária?


Fotografia publicitária é a prática que tem o objetivo de transmitir com clareza e objetividade as características de um produto ou serviço de uma marca.


Essas fotografias podem ser utilizadas dentro de uma campanha ou ação específica seguindo um conceito pré-determinado. Ou seja, ela pode ser produzida com um direcionamento para seguir o objetivo da campanha.


Além disso, as fotografias publicitárias também podem ser utilizadas com o intuito de apresentar algo com o único objetivo de estimular vendas, para isso elas são feitas de forma que evidenciem todas as características do objeto fotografado.


As fotografias sempre são pensadas antes do dia do ensaio para que sejam capturadas da melhor forma possível. No dia também são acompanhadas por um diretor de criação, para auxiliar o fotógrafo no trabalho.


Quais os tipos de ensaios fotográficos publicitários?


Na fotografia existem diferentes tipos e estilos, por exemplo a artística, jornalística, científica, didática e publicitária. E assim como qualquer profissão, cada uma deseja expressar algo específico.


Na publicitária é comum encontrarmos fotos produzidas em fundo still ou fundo infinito. São aquelas fotos feitas com produto em fundos neutros ao qual são recortados na pós produção para serem usados como elementos nos materiais.


Podemos citar também os seguintes tipos de ensaios fotográficos publicitários:


  • arquitetônico;

  • automotivo;

  • design de produto;

  • esportivo;

  • gastronômico ou de alimentos;

  • moda e estilo, com os lookbooks;

  • retrato e documental, utilizado normalmente em trabalhos institucionais.


Por que investir em um fotógrafo profissional?


Cada tipo de fotografia demanda uma gama específica de conhecimento, técnica e prática. A diferença está na qualidade do trabalho final.


Mas, isso não quer dizer que o profissional que transite entre os tipos de fotografias publicitárias não seja adequado para algum tipo de trabalho. O que queremos expressar é que um profissional que é muito bom em fotografar carros, não terá a mesma excelência no âmbito gastronômico.


Pois, assim como, existem vários profissionais especializados em suas devidas áreas, na fotografia é o mesmo. Sempre vale o investimento em um trabalho de qualidade que exaltará as qualidades da empresa aos olhos do consumidor.


Como produzir ensaios fotográficos?


Para se realizar um ensaio fotográfico de qualidade é preciso planejamento. Quando se trabalha com uma marca é necessário saber que ela possui uma essência, um detalhe registrado ou um modo de marcar a mente de seu consumidor.


Assim sendo, no estágio prévio é considerada a marca, a empresa, o briefing do trabalho solicitado, a campanha estratégica que envolverá ações, veiculação, mídias e público.


Da parte técnica é preciso levar em conta a equipe necessária, os cenários, os modelos e figurantes, o acompanhamento da direção de arte, e os equipamentos como câmeras, lentes, tripés, softbox, flashes, luzes de estúdio, rebatedores e outros.


Na hora da execução do ensaio fotográfico todos os pontos precisam estar alinhados e definidos. Assim o resultado final será adequado a toda vertente de campanha e marca.


A pós-produção também entra nesse processo como fator essencial com o tratamento das imagens, adequação delas aos materiais, suas devidas mídia e veiculação ao público.


E quais os benefícios?


Hoje qualquer pessoa consegue apontar as lentes da câmera do celular e capturar uma imagem ou fazer um curso de fotografia e ter noções básicas de composição, elementos e algumas técnicas, mas nem sempre a qualidade será percebida aos olhos.


Por isso, valorize o trabalho da equipe de fotografia profissional e especializada que realiza planejamento, execução, tratamento, pós-produção e veiculação adequados para a sua marca.


Ao optar por uma equipe de fotografia profissional e especializada, é possível notar benefícios como:


  • potencialização das campanhas, peças e imagem da marca;

  • os materiais poderão ser facilmente associados à marca devido a identidade visual;

  • imagens de qualidade que podem ser trabalhadas de diversas formas e em variadas mídias, tanto em outdoors que precisam de imagens em alta resolução, quanto em redes sociais que não dependem muito de resolução;

  • e aumento de engajamento, clientes e venda de produto/serviço.


Agora que você entendeu sobre os processos e a importância do ensaio fotográfico no ramo publicitário, leia o artigo sobre campanha publicitária e veja como fortalecer a sua marca no mercado.

bottom of page