top of page

Você sabe o que é uma campanha publicitária?


Uma campanha publicitária é um conjunto de ações de promoção realizado por profissionais com técnicas específicas para destacar uma marca e gerar grandes frutos para serem colhidos a curto, médio e longo prazo.


O Brasil já é conhecido por ser um dos países mais empreendedores do mundo e o maior entre os países emergentes. Segundo uma pesquisa feita pela McKinsey em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley, cerca de 39% da população economicamente ativa é dona do próprio negócio.


E entre tantas empresas novas e as com anos de tradição é preciso saber se diferenciar. Para isso, conheça um pouco do processo de campanhas publicitárias e como você pode alavancar a sua marca com as ferramentas certas.


Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?


O anúncio serve para divulgar produtos e serviços comuns do dia a dia, uma promoção, por exemplo. E pode ser trabalhado separadamente, ou seja, sem estar dentro de um conceito ou planejamento extenso de ações.


Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias com direcionamentos e objetivos pré-estabelecidos a serem analisados durante e após o período de vigência.


Quais são os tipos de campanha publicitária?


Basicamente, existem dois tipos de campanhas publicitárias:


  1. Institucional ou branding que tem o objetivo de divulgar a marca no mercado e envolver o público como uma empresa próxima ao consumidor. Essa estratégia envolve a identidade, a imagem, o relacionamento com o cliente e a fidelização dele para com a marca.

  2. Promocional que ocorre normalmente depois que a marca já tem um branding estabelecido, ou quando quer realizar uma inserção de mercado um pouco mais agressiva, e deseja divulgar um produto ou serviço.


Em ambas é feito um planejamento estratégico, muitas vezes sobre uma temática específica com mensagem, conceito e veiculação por tempo limitado. Para ambas é possível seguir alguns critérios pré-definidos, eles não garantem o sucesso da estratégia, mas direcionam muito bem a sua campanha.


Quais sãos os passos?


Para se fazer uma campanha publicitária é preciso planejamento adequado e um objetivo muito bem definido.


Contar com profissionais especializados pode ser uma maneira mais coerente de colocar em prática uma campanha publicitária, afinal eles poderão fazer um plano de ação direcionado para o seu tipo de negócio e público-alvo, levando em consideração a essência da marca.


Esse processo pode envolver os seguintes passos:

  1. coleta do briefing;

  2. planejamento;

  3. definição de plano de ação e estratégias;

  4. criação de conceito;

  5. aprovação do conceito de campanha com o cliente;

  6. definição de plano de mídia;

  7. execução das estratégias e veiculação;

  8. análise durante e após;

  9. e validação da análise e campanha com o cliente.


E quais são os benefícios de uma campanha publicitária?


O primeiro benefício de uma campanha publicitária é a homogeneidade da mensagem, pois ela pode ser veiculada em diferentes plataformas e ainda sim, ter o mesmo conceito e mensagem.


Os meios de veiculação podem englobar mídias:


  • offline: anúncios em revistas, jornais, rádios, televisão, outdoors, flyers e outros materiais impressos.

  • online: redes sociais, banners em site, e-mail marketing, anúncios de vídeos, campanha em redes de pesquisa, entre outros.


As campanhas publicitárias envolvem o público, fidelizam pelo teor aspiracional e encantam. Um dos grandes objetivos é gerar familiaridade com grupos de pessoas, para que esses se sintam atraídos não só por produtos, mas também ideais, o que resulta em humanização de marca.


Quer entender mais e conferir um exemplo de como uma campanha publicitária pode impactar no seu negócio e fazer a sua empresa se diferenciar no mercado? Veja a ação caça aos ovos desenvolvida para um de nossos clientes, e confira quais caminhos foram trilhados na campanha publicitária Páscoa Encantada.

bottom of page