top of page

Campanhas publicitárias: os principais tipos e objetivos


Campanhas publicitárias - tipos e objetivos

Possivelmente você já deve ter sido impactado por anúncios que chamaram a sua atenção para um valor, para um comunicado que esclarecia um fato sobre uma marca, assim como por um filme de TV que lhe marejou os olhos ao final. Todos esses são exemplos de peças que fazem parte de campanhas publicitárias.


O segmento, a localização, o nicho, a concorrência e outros diversos fatores podem influenciar na escolha da publicidade a ser utilizada por uma marca. Como são inúmeras as possibilidades, elencamos nesse artigo os principais tipos de campanhas que podem ser desenvolvidas.


O famoso “quem não é visto, não é lembrado” nunca se fez tão presente em um país onde o investimento de mídia em campanhas publicitárias foi de mais de R$ 17,5 bilhões em 2019, R$ 1 bi a mais que em 2018, segundo informações do CENP.

Por isso, está na hora de entender mais sobre as possibilidades de campanhas publicitárias e os seus respectivos objetivos para aplicar no dia a dia da sua empresa.

Campanha institucional

O objetivo de comunicação dessa campanha é o reconhecimento de marca. O institucional não visa vendas diretas, ele tem como intuito construir uma imagem positiva e gerar lembrança de marca em seu consumidor.

As campanhas institucionais comumente fazem uso de apelos emocionais para gerar uma maior conexão com as pessoas, isso pode proporcionar uma identificação entre a marca e o público, facilitando o processo de consumo de produtos e serviços.

Esse tipo de campanha colhe frutos a médio e longo prazo, pois trata-se de um processo de construção contínuo, onde a reputação positiva e a imagem agradável são comprovadas em diversas ações desenvolvidas.


Campanha promocional

Essa campanha também pode ser chamada de varejo e está focada totalmente em número de vendas. O objetivo é chamar a atenção do consumidor por meio de apelo visual, em grande parte das vezes, fazendo uso de cores vibrantes ou tons mais agressivos.

O que fica em destaque em uma campanha promocional são preço, condições ou benefícios, principalmente se eles forem um grande diferencial no mercado e auxiliar na conversão de vendas.

O varejo é sempre uma boa opção quando a marca precisa tirar produtos parados em estoque, fazer uma liquidação sazonal ou se posicionar em seu meio como sendo a empresa com os melhores preços, condições ou benefícios.

Campanha social e educativa

Esses dois tipos de campanhas publicitárias têm o objetivo de engajar as pessoas em uma causa ou ensinar algo de forma simples e clara.

As campanhas sociais e educativas, geralmente, são realizadas por instituições ou pelo governo afim de orientar e engajar as pessoas em causas ambientais, sociais ou de saúde pública, como a preservação do meio ambiente, o combate a fome ou a conscientização sobre epidemias.


Campanha política eleitoral

Realizadas exclusivamente para as eleições as campanhas políticas, ou campanhas eleitorais, possuem o objetivo de promover a imagem de um candidato que está pleiteando um cargo público.

Durante essa campanha há a necessidade de apresentar propostas, gerar conexão com os eleitores e ser lembrado no dia da votação eleitoral utilizando uma linguagem que seja acessível para as mais variadas camadas sociais.

Existe data de início, data de término e principalmente há de se levar em conta a legislação que permeia esse tipo de publicização.

Campanha governamental

São campanhas publicitárias que têm como objetivo mostrar o trabalho que está sendo realizado pelo governo em vigência em prol de toda a população.

Esse tipo de publicidade é muito utilizado em empresas estatais para apresentar publicamente o que se obteve de benfeitoria em um certo período e que as pessoas poderão usufruir.

Ela pode criar, reforçar ou mudar totalmente a imagem de um governo eleito. Além disso, trata-se da maior fatia midiática do Brasil atualmente.

Campanha de oportunidade

Afim de promover uma marca, produto ou serviço, a campanha de oportunidade tira proveito de algum tema em alta ou acontecimento com grande repercussão pública.

Ela precisa ser feita no momento certo para que não fique desadequada e obsoleta. Um exemplo de possibilidade para campanha de oportunidade é a Copa do Mundo, onde os olhares da grande maioria do público está voltado para um acontecimento em comum.

Há de se tomar muito cuidado com essa expressão publicitária, para que ela não se transforme em oportunista, ou desrespeite os direitos de imagem e suje a reputação da marca.

Campanha de lançamento

Ideal para a inserção de um novo produto no mercado, a campanha de lançamento tem como objetivo apresentar para os consumidores um algo novo que estará disponível.

Pode ser abordada de forma mais informativa ou emocional, mas sempre afim de mostrar as características do produto e seus diferenciais. O destaque total é para o que se deseja comercializar e é normal fazer uso de celebridades para garantir mais credibilidade para esse até então desconhecido dos clientes.

O gatilho mental “novidade” é uma forte ferramenta nesse tipo de campanha.

Campanha de sustentação

Essa campanha é feita necessariamente após o lançamento. Isso porque a campanha de sustentação visa reforçar o novo produto ou marca e relembrar o consumidor da sua existência.

Os seus objetivos e direcionamentos vão depender de como foi o resultado da campanha de lançamento. Se positivo, será necessário continuar mantendo em alta os resultados de venda. Se negativo, será necessário alterar a estratégia e tentar algo novo para que potencialize a inserção do produto no mercado.

Além desses tipos de campanhas publicitárias explanados acima, também existem outras subcategorias, como campanhas para trade, industriais, corporativas e etc, porém essas fazem uso de algumas das estratégias citadas apenas com ajustes de direcionamento e/ou objetivos.


Para todos os tipos de campanhas trazidos nesse artigo é possível seguir alguns critérios pré-definidos para a construção da sua estratégia.

Independente dos tipos de campanhas publicitárias, as marcas que fazem uso dessas estratégias sempre possuem o mesmo desejo, gerar bons resultados para a sua marca. Se você quiser saber se a sua empresa também precisa de publicidade, leia esse artigo.

bottom of page