top of page

Conheça 8 critérios para criar uma campanha publicitária



Julgar se uma campanha publicitária é boa ou não só será possível após a finalização dela, afinal o que define o sucesso de uma campanha são os seus resultados, sejam eles em vendas, repercussão positiva ou lembrança de marca.

Além dos resultados finais, também é possível analisar uma campanha publicitária do aspecto criativo. Essa análise é feita anualmente no Cannes Lions, um festival de publicidade criado em 1953 para avaliar campanhas de todo o mundo. Os pontos julgados desse prêmio você encontra aqui.

Porém antes mesmo de uma campanha ir ao ar, ou antes mesmo de apresentá-la ao cliente, é importante seguir algumas etapas pré-determinadas para aumentar a possibilidade de sucesso de uma campanha.

Abaixo você conhece a lista com 8 critérios que devem ser levados em conta em uma campanha publicitária desde o surgimento da ideia. Veja!


1. Ter benefício claro

A sua campanha publicitária precisa elucidar claramente o benefício do produto ou serviço que está sendo anunciado. Ele pode ser um lançamento, uma novidade, ter um preço atrativo, uma condição de compra facilitada, entre muitos outros.

2. Ser universal

A ideia das suas peças serão compreendidas pelo público da marca? É necessário ter a certeza de que o conteúdo será entendido e gerará identificação com o cliente, senão, de nada adianta o esforço.

3. Adotar tom coerente

É adequado para a marca anunciante se comunicar dessa forma? A linguagem precisa ser compatível com o receptor, afinal não pode ocorrer nenhum tipo de estranhamento ou ruptura de posicionamento em uma campanha. Ex: Se sua marca tem um tom de voz sério, não seria adequado um tom divertido para a campanha, por mais criativa que ela seja.

4. Emocionar

Uma ótima opção de engajamento com campanhas para levar facilmente a uma ação específica é despertar emoções nas pessoas. Elas podem ser advindas do humor, da nostalgia e do romance, por exemplo.

5. Gerar surpresa

Nada melhor do que quebrar a expectativa das pessoas com uma surpresa. Isso prende a atenção e tira o público do roteiro que ele havia criado mentalmente ao ver aquela peça publicitária. O famoso “plot twist”.


6. Ser verossímil

O que está prestes a ser divulgado é verdade? É possível? As pessoas vão acreditar? É preciso se atentar para não gerar uma experiência incoerente e pouco provável para o público geral.

7. Ter originalidade

É fundamental que a campanha publicitária seja diferente e não tenha sido realizada por nenhuma outra marca. Se a ideia já foi muito usada, vale a pena pensar mais um pouco.

8. Ser adequado ao orçamento

Uma boa campanha publicitária é aquela que cabe no orçamento estipulado pelo cliente para o seu desenvolvimento. Algumas produções e execuções podem ter um valor muito elevado, por isso, é bom ficar atento a verba. Lembre-se que o canal de veiculação das peças podem influenciar grandemente no orçamento.

Esse é um checklist padrão no setor de criação de uma agência de publicidade e você pode utilizá-lo para se basear ao avaliar uma ideia. Existem muitas possibilidades de campanhas publicitárias com objetivos distintos e isso também deve ser considerado antes de finalizar o seu planejamento.

Agora que você conhece os 8 critérios para criar uma campanha publicitária, leia sobre a diferença entre campanha promocional e institucional.

bottom of page