Campanha publicitária institucional e promocional: conheça as diferenças



Dentro da publicidade existem várias formas de promover uma marca, a institucional e promocional são duas delas que vamos abordar detalhadamente nesse artigo.

Se você não sabe ao certo a diferença entre essas estratégias, mas reconhece o quanto a publicidade pode fazer a diferença em um negócio, recomendamos a leitura do conteúdo abaixo para não errar mais na hora de investir.

O que é campanha publicitária institucional?

A campanha publicitária institucional tem como função principal tornar uma marca reconhecida pelo seu público, nicho e mercado.

Essa estratégia, na maioria das vezes, não é feita por meio da comunicação de produtos e serviços em si, mas sim com apelos emocionais para criar conexão reais com as pessoas.

O institucional almeja apresentar as características aspiracionais de uma marca, tornar pública questões que envolvem desejos, valores e crenças para gerar uma identificação entre a empresa e seus clientes.

Sabe aquela marca que você tem um carinho muito grande e mesmo sem entender ao certo as características de seu novo produto, fica com muita vontade de consumir? Pois é, essa marca soube trabalhar muito bem sua publicidade institucional.

O que é campanha publicitária promocional?

No sentido oposto, pelo menos no plano de ação, está a campanha publicitária promocional. Esta tem o intuito de vender produtos ou serviços por meio de estratégias que evidenciem suas características mais oportunas (preço, vantagem, benefício e etc).

Também conhecida como varejo, essa campanha tenta se destacar das outras marcas por meio de diferenciais que facilitem e potencializem a quantidade de vendas.

Você já comprou um produto que não, necessariamente, precisava, mas que não podia perder a oportunidade por conta do valor abaixo do mercado? Então você já foi fisgado por campanha promocional.

Institucional e promocional, em qual apostar?

Não existe certo ou errado, as duas campanhas trazem retornos positivos para uma marca, basta escolhê-las no momento certo e com um objetivo muito bem claro.

Se uma nossa marca está iniciando suas operações e precisa se posicionar no mercado apresentando o seu grande diferencial ou esclarecendo para o público qual a sua função, a campanha publicitária institucional pode ser uma boa opção.

Já se uma marca muito bem estabelecida em seu nicho está com uma quantidade de produtos considerável em estoque e precisa limpá-lo rapidamente, uma campanha publicitária promocional pode vir a calhar.

Se as vendas vão bem, se a marca já está inserida em seu mercado, mas sente que tem um potencial de crescimento, investir nas duas campanhas ao mesmo tempo pode ser uma estratégia sábia de aumentar seu alcance tanto com reconhecimento de marca, quanto oferecendo oportunidades para os clientes.

O grande acerto, ou erro, das marcas está na escolha do momento certo de se realizar as campanhas publicitárias institucional e promocional. Para essa decisão há de se levar em consideração aspectos como:

  • oportunidades de mercado;

  • datas importantes e relevantes;

  • potencial da marca em suprir demandas;

  • realidade financeira para obter um bom trabalho;

  • conhecer os pontos falhos de todos os setores envolvidos;

  • e ter o mínimo de conhecimento sobre os concorrentes.

Lembre-se sempre que institucional e promocional são ótimas possibilidades para aumentar as receitas, porém uma traz resultados a curto prazo (promocional) e a outra a médio e longo prazo (institucional).

Se quiser continuar lendo sobre o assunto e conhecer uma campanha publicitária institucional criada pela equipe da Difere Comunicação, clique aqui.

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo