Se você parar, nesse momento, para pensar sobre o que é marca, o que te vem a cabeça? Identidade? Confiança? Promessa? Qualidade? Reputação? Nome? Produto? Logo? Ou nada disso?
E se te dissermos que o que é marca vai além do que os gestores da empresa definem para ela e também está muito relacionado com o que as pessoas pensam e sentem sobre ela?
Se você quer saber mais sobre a razão de marca não ser somente um conglomerado de aspectos visuais, continue a leitura porque nesse artigo vamos falar sobre o significado de marca, o surgimento do conceito, as categorias e a importância de se ter uma marca.
Como surgiu o conceito de marca?
Antes mesmo de chegarmos no conceito contemporâneo designado para marca, vamos falar sobre como tudo começou.
A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar.
E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca. Os proprietários de animais utilizavam de ferro quente com um símbolo em específico que os identificassem para marcar a origem e a propriedade daquele gado.
Também, nessa mesma época, foram verificadas as marcações que artesãos e fabricantes faziam em suas peças para provar a origem delas.
Qual a importância de uma marca?
A importância da marca foi descoberta por volta de 1850 quando os europeus começaram a se estabelecer na América do Norte e iniciaram também a marcação de seus produtos.
Com o tempo, alguns produtores de tabaco constataram que os cigarros com nomes mais criativos, embalagens e rótulos mais atraentes eram vendidos mais facilmente.
E foi a partir de então que entenderam a importância de uma marca para auxiliar na diferenciação em relação a produtos similares.
Mas afinal, o que é marca?
Agora que você já sabe como surgiu o conceito e a sua importância, chegou a hora de saber o que é marca.
De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), marca é “um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”.
Ou seja, marca é a representação de tudo que remete a um produto ou serviço com a finalidade de trazer características únicas e de fácil identificação.
Porém, trazendo para o mundo contemporâneo, podemos dizer que além disso, marca também é todo o conjunto de ações que liga emocional e afetivamente o consumidor ao fabricante ou prestador de serviço.
Vivemos uma época em que não basta ter padrões visuais estabelecidos, uma marca também precisa mostrar todo o seu valor para criar engajamento verdadeiro com o seu público.
Trazido à luz o que é marca, que tal ler agora sobre os processos para a criação de uma marca? Basta acessar esse texto e você lerá mais sobre as 8 etapas.
Comments