Quais são os processos para criação de marca?

Atualizado: Abr 28


A criação de marca é um dos primeiros passos que devem ser dados rumo ao início de uma nova empresa, afinal esse é o ativo mais valioso que um negócio pode ter.


É com o auxílio das diretrizes da marca que boa parte das decisões serão tomadas, desde a arquitetura de uma sede até a definição de produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado. Vale lembrar que toda nova marca criada precisa ser registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para que assim esteja resguardada juridicamente.


Nesse artigo vamos apresentar quais são os processos de criação de marca para que ela seja profissional, coerente e muito bem embasada.


Objetivo


O primeiro passo para a criação de marca é a definição de objetivos. Antes mesmo de levar o seu projeto para uma agência especializada, é necessário que todos os responsáveis por essa nova marca se reúnam para elencar quais são as metas, quais são os primeiros planos e qual o objetivo principal que deve ser atingido.


Durante a primeira reunião de briefing com a equipe escolhida para o desenvolvimento da marca, esse será o primeiro questionamento. Sendo que são os objetivos que guiarão boa parte da criação.


Atributos de marca


Ainda na reunião de briefing com a equipe de criação será aplicado um questionário para entender os reais atributos de marca.


Nesse estágio é possível verificar a intensidade de marca em questões como:

  • cara ou barata;

  • tradicional ou conservadora;

  • séria ou divertida;

  • próxima ou distante;

  • e outros.

Com essas informações em mãos é possível visualizar com facilidade os atributos e ter insights para começar a traçar os caminhos que serão percorridos.


Análise de comunicação da concorrência


Além de entender as questões objetivas e subjetivas da marca, detectadas nas etapas anteriores, nesse momento é realizada uma análise de comunicação da concorrência direta.


Essa análise tem como objetivo criar um mapa das “gavetas” que cada marca concorrente está ocupando na cabeça do consumidor.


Dessa forma é possível decidir quais espaços estão livres, quais estão sobrecarregados e qual será o ocupado por essa nova marca.


Estratégia de posicionamento


Baseado nas informações apresentadas nos objetivos, nos atributos de marca e na análise de comunicação da concorrência é possível elencar a estratégia de posicionamento que será adotada.


Esse posicionamento irá refletir na criação verbal e visual que são as próximas etapas do processo de criação de marca.


Criação de conceito verbal


Após muita pesquisa e entendimento sobre a nova marca é que se inicia a fase onde a equipe, de fato, começa a criação.


A criação do conceito verbal compete o desenvolvimento de:

  • naming;

  • tagline;

  • e texto manifesto.

O desenvolvimento das questões verbais andam muito alinhadas a criação do conceito visual. Por mais que sejam etapas individuais, uma utiliza muito da outra para o resultado final.


Criação de conceito visual


Enquanto o conceito verbal está em desenvolvimento, a criação visual começa a ganhar forma. Nesse momento são elencados:

  • logo;

  • paleta de cores institucionais (códigos cromáticos);

  • alfabeto institucional (código tipográfico);

  • e elementos gráficos de apoio.

Essa é uma das etapas mais valorizadas em um projeto de criação de marcas, mas sem todas as pesquisas e estudos realizados anteriormente, dificilmente é possível chegar em um resultado visual coerente para a nova marca.


Manifestações da marca


Primeiro é elaborado o key visual, a peça chave que guiará todas as manifestações da marca. Ele contempla os direcionamentos para fotografia, elementos gráficos e títulos e textos que poderão ser empregados em anúncios publicitários, materiais internos e outras peças que a marca venha a fazer uso.


Além disso, são preparadas peças de manifestações de marca para que seja possível visualizá-la em situações reais de uso, como:

  • papelaria institucional;

  • fachada de espaço físico;

  • embalagens;

  • uniformes;

  • entre outras.

Esses são os processos para a criação de marca que culminam em um brandbook para consultar posteriores. Mas o trabalho não acaba por aqui. Após essa fase é essencial que o trabalho de comunicação acerca dela seja desenvolvido, para que assim atinja o público desejado e obtenha resultados positivos na comercialização de produtos e serviços.


Isso pode ser feito por meio da gestão da marca, fazendo uso de campanha publicitárias bem planejadas e desenvolvidas, para conhecer os principais tipos de campanhas, basta clicar aqui.