top of page

Publicidade online e offline: conheça as possibilidades


A publicidade é uma estratégia utilizada há mais de 50 anos. É um modo de apresentar ao público uma empresa, marca, produto ou ação. Mas depois de tanto tempo, o modo como consumimos mudou, consequentemente a publicidade também.


E se você tem uma empresa, quer utilizar publicidade da forma correta e está na dúvida entre fazer uma campanha totalmente online, offline ou convergente, o convido para continuar essa leitura. Confira as principais diferenças entre cada canal e possibilidade, como e quando fazer. Boa leitura!


Qual a diferença entre publicidade online e offline?


A publicidade é o ato de divulgar e difundir ideias. Assim como promover empresas, marcas, produtos e indivíduos em diferentes meios. Ela pode ser utilizada de diversas formas, em diferentes canais e plataformas. Abaixo explicamos as diferenças entre a publicidade online e offline.


Online


A publicidade online engloba as redes sociais, posts patrocinados, e-mails marketing, blogs, sites e anúncios em formato de banners em redes de pesquisa, e-commerce, entre outros.


E não é atoa que as empresas estão investindo muito na publicidade online. As vendas segundo o e-commerce Brasil registraram quase 13 milhões de reais no primeiro trimestre de 2019 somente no nosso país. Nunca se consumiu tanto na rede.


Offline


Mas não é só porque o online tem um custo mais baixo e está em alta que devemos descartar o offline. Isso porque, os meios de comunicação tradicionais como televisão, rádio, jornal e revista, apesar de também estarem presentes na rede, o seu principal foco ainda é a disseminação tradicional de massa.


Esse tipo de publicidade também contempla os materiais físicos, como os impressos de flyers, banners, displays, adesivos, e afins. Assim como outdoors e kits institucionais, brindes e peças do vestuário como camisetas e bonés.


Como pode ser aplicado no meu negócio?


Cada empresa demanda de uma necessidade. Por isso, os profissionais da comunicação podem sugerir tanto campanhas veiculadas no meio online quanto offline, tudo depende da realidade da empresa, necessidade e objetivo.


Atualmente, é comum que a publicidade seja convergente, ou seja, investem no online e no offline. Para exemplificar isso, selecionamos abaixo alguns trabalhos realizados para os nossos clientes em 2019.


Offline


A campanha de lançamento da coleção Gerações da marca Gabriela Oliveira Semijoias fez sucesso nas redes sociais com posts e stories, inserção de produtos em e-commerce e estratégia de divulgação via WhatsApp. Mas também gerou grande impacto entre as consumidoras da marca com as ações offline com outdoors, distribuição de flyers, comunicação visual nas lojas e catálogo.


Online


Para o Grão 3 foi realizada uma campanha de rebranding veiculada majoritariamente no online. Tanto as prévias, interação com público e anúncios utilizaram-se de redes sociais do cliente.


Convergente - Online e offline


Um exemplo de publicidade que combina muito bem essa convergência é a ação de “caça aos ovos” da Doceria Nobre. Foram divulgados stories com dicas de onde estava escondido o ovo de páscoa gourmet e quem fosse ao local primeiro, levava o presente para casa.


Como escolher o tipo de publicidade adequada para o meu negócio?


A questão vai além do que você quer para sua empresa e sim do que ela necessita no momento. Para isso é preciso conhecer muito bem o seu negócio, os consumidores e o mercado.


Cada campanha precisa de estratégia e análise. Só então é possível fazer melhores investimentos, traçar tarefas, fazer melhorias e direcionar a campanha para o público-alvo.


Vale lembrar que publicidade pode ser realizada para diversos fins. Pode ser para promover sua empresa ou marca, alguma ação, produto ou serviço, por exemplo.


Se você ainda está na dúvida sobre as diversas possibilidade da publicidade para colocar em prática essa estratégia no seu negócio, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

bottom of page