top of page

Por que é preciso ter uma marca?



Além de todas as questões legais e burocráticas, também é preciso ter uma marca bem estabelecida para ocupar espaços na mente do seu cliente e dos seus concorrentes.


Quando o trabalho de comunicação de uma marca é realizado com constância, dedicação e carinho, não são raras as vezes que a empresa consegue realizar vendas de produtos e serviços de forma mais orgânicas e pela simples razão de ter se tornado uma marca desejada.


Mais do que entender para que serve uma marca, neste artigo vamos apresentar 3 motivos claros para você solicitar a criação da marca da sua empresa agora mesmo ou trabalhar com mais efetividade a já existente.

Distinção da concorrência


O primeiro motivo para se ter uma marca é com o objetivo de se diferenciar da concorrência. Se há um tempo existiam menos opções no mercado, atualmente vivemos a era da grande quantidade de oferta.


Com a oferta aumentando, além de precisar se distinguir da concorrência, as marcas também precisam disputar a atenção do público. Isso pode ser feito por meio de uma comunicação muito bem alinhada com a essência e diferenciais da marca.

Evidenciar os diferenciais


Se antigamente cada empresa possuía diferenciais muito bem claros em relação aos benefícios do produto ou serviço, atributos e qualidades, com a expansão da oferta é muito difícil não encontrar outra marca que também apresente uma característica semelhante a do que você oferece.


Por isso, é preciso ter uma marca para corroborar com a exposição de elementos intangíveis e emocionais de personalidade e posicionamento e evidenciar essa diferenciação.

Criar um vínculo com o cliente


É preciso ter uma marca para criar um vínculo próximo e consistente com o público, de forma que ela supra os anseios e acompanhe as mudanças ao longo do tempo.


Uma das grandes mudanças que as marcas precisaram acompanhar para continuar com o vínculo com os seus clientes foi o consumo de mídia.


Se antes, a população acompanhava exclusivamente a televisão, o rádio e o jornal e era totalmente passiva ao que era apresentado por marcas, hoje o comportamento é extremamente diferente.


Com as mídias online, o consumidor ganha voz e passa a interagir com as empresas que ele se sente mais confortável e suscetível a fazer uma transação. Para isso é preciso que uma marca faça um esforço ainda maior para a criação de vínculo.


Esperamos que esse artigo tenha deixado claro os motivos de ser preciso ter uma marca atualmente. Nunca se esqueça que uma empresa não vende produtos e/ou serviços, ela vende a solução, a facilidade e a aspiração.


Se você está decidido a solicitar o desenvolvimento de uma marca, veja esse artigo sobre os processos de criação de marca e entenda um pouco mais sobre como a sua nova será construída.

bottom of page