Um dos principais erros é não acompanhar o planejamento estratégico e analisar as ações e investimentos da sua empresa que impactam diretamente nos números. Uma fácil maneira de fazer isso é mensurar os resultados.
E quando os negócios não vão nada bem, uma das primeiras coisas a serem cortadas são os investimentos em comunicação, não é mesmo? Justamente é não recomendado.
Neste artigo explanaremos como mensurar os resultados da sua empresa, o que essa tarefa impacta no seu negócio e porque continuar investindo em comunicação é uma ótima opção mesmo em tempos de crise. Boa leitura!
Pense fora da caixa
De início pode parecer chato e monótono analisar a sua empresa e mensurar resultados. Recomendamos mudar essa visão o quanto antes.
A partir da análise dos resultados é possível obter melhor rendimento, consertar possíveis falhas e prevenir crises. Além disso, existem vários métodos e métricas que você pode adotar para determinados tipos de negócio e ganhos. Como:
ROI: retorno sobre investimento.
CAC: custo de aquisição de clientes.
Ticket médio.
Lifetime Value: o lucro líquido da vida de um cliente.
Taxa de conversão.
Taxa de vendas.
Tráfego no site.
Índice de satisfação do cliente.
Defina o que deseja analisar
A dica da vez é primeiro analisar o que é mais relevante para sua empresa. Selecione as métricas importantes e de acordo com o planejamento estratégico que você traçou no início do ano.
O legal também é acompanhar os resultados semanais e mensais da sua empresa. O plano pode ser ajustado e melhorado durante a execução e os frutos dessa dedicação podem ser extraordinários.
Não deixe de analisar as métricas secundárias, você pode vir a se surpreender com resultados que a princípio poderiam ser menos importantes.
Faça um bom relatório
Para fazer a mensuração dos resultados do ano ou para definir ações futuras, os relatórios são uma excelente metodologia. Esses documentos podem auxiliar nas questões mercadológicas, comunicacionais e administrativas.
Manter uma periodicidade com o acompanhamento diário, quinzenal e mensal, é um modelo de organização a ser considerado, justamente para não atrapalhar o andamento e alinhar as estratégias no cotidiano da empresa.
Você pode também montar um modelo padrão de relatório de acordo com as métricas que deseja obter e as que podem ser melhoradas. Assim todos os envolvidos terão acesso e poderão entender cada especificação.
Inicie um plano estratégico para o próximo ano
Avalie os resultados para fazer modificações necessárias e já iniciar o planejamento do próximo ano. Mas, é preciso ressaltar que as modificações não devem afetar diretamente o que foi decidido para não atrapalhar o andamento e os resultados.
Toda campanha ou ação tem um começo, meio e fim com picos e baixas, que variam de acordo com o mercado. Assim, recomendamos seguir o planejamento e na próxima ação sugerir mudanças ou adiar os planos para o futuro, lembre-se sempre que podem haver exceções.
Nessa questão podemos ressaltar também o poder e capacidade de escolha. Talvez uma meta ou objeto pode não ser alcançada no ano, mas pode ser algo a ser trabalhado para os próximos.
Invista em comunicação
Já falamos neste artigo sobre o poder da imagem sobre o consumidor e mais uma vez vamos reforçar isso.
Hoje em dia a maioria das pessoas estão conectadas e em frequente contato com novidades. Por isso, saber se destacar de maneira clara e objetiva nesse mundo em constante evolução é um grande desafio.
Entender sua marca e principalmente como o público consumidor o vê, pode parecer fácil mas não é. Nessa questão sugerimos o acompanhamento de profissionais do ramo para evitar ruídos e fazer ações assertivas e que tragam resultados a curto, médio e longo prazo.
Esperamos que esse artigo tenha auxiliado você sobre a importância de mensurar os resultados da sua empresa nesse fim de 2019. E como o tempo não para, pensar agora no planejamento estratégico para 2020 pode ser uma ótima opção para começar o novo ano bem, por isso recomendamos a leitura desse outro artigo.
Comments