Chegou a hora de mensurar os resultados


Um dos principais erros é não acompanhar o planejamento estratégico e analisar as ações e investimentos da sua empresa que impactam diretamente nos números. Uma fácil maneira de fazer isso é mensurar os resultados.


E quando os negócios não vão nada bem, uma das primeiras coisas a serem cortadas são os investimentos em comunicação, não é mesmo? Justamente é não recomendado.


Neste artigo explanaremos como mensurar os resultados da sua empresa, o que essa tarefa impacta no seu negócio e porque continuar investindo em comunicação é uma ótima opção mesmo em tempos de crise. Boa leitura!


Pense fora da caixa


De início pode parecer chato e monótono analisar a sua empresa e mensurar resultados. Recomendamos mudar essa visão o quanto antes.


A partir da análise dos resultados é possível obter melhor rendimento, consertar possíveis falhas e prevenir crises. Além disso, existem vários métodos e métricas que você pode adotar para determinados tipos de negócio e ganhos. Como:


  • ROI: retorno sobre investimento.

  • CAC: custo de aquisição de clientes.

  • Ticket médio.

  • Lifetime Value: o lucro líquido da vida de um cliente.

  • Taxa de conversão.

  • Taxa de vendas.

  • Tráfego no site.

  • Índice de satisfação do cliente.


Defina o que deseja analisar


A dica da vez é primeiro analisar o que é mais relevante para sua empresa. Selecione as métricas importantes e de acordo com o planejamento estratégico que você traçou no início do ano.


O legal também é acompanhar os resultados semanais e mensais da sua empresa. O plano pode ser ajustado e melhorado durante a execução e os frutos dessa dedicação podem ser extraordinários.


Não deixe de analisar as métricas secundárias, você pode vir a se surpreender com resultados que a princípio poderiam ser menos importantes.


Faça um bom relatório


Para fazer a mensuração dos resultados do ano ou para definir ações futuras, os relatórios são uma excelente metodologia. Esses documentos podem auxiliar nas questões mercadológicas, comunicacionais e administrativas.


Manter uma periodicidade com o acompanhamento diário, quinzenal e mensal, é um modelo de organização a ser considerado, justamente para não atrapalhar o andamento e alinhar as estratégias no cotidiano da empresa.


Você pode também montar um modelo padrão de relatório de acordo com as métricas que deseja obter e as que podem ser melhoradas. Assim todos os envolvidos terão acesso e poderão entender cada especificação.


Inicie um plano estratégico para o próximo ano


Avalie os resultados para fazer modificações necessárias e já iniciar o planejamento do próximo ano. Mas, é preciso ressaltar que as modificações não devem afetar diretamente o que foi decidido para não atrapalhar o andamento e os resultados.


Toda campanha ou ação tem um começo, meio e fim com picos e baixas, que variam de acordo com o mercado. Assim, recomendamos seguir o planejamento e na próxima ação sugerir mudanças ou adiar os planos para o futuro, lembre-se sempre que podem haver exceções.


Nessa questão podemos ressaltar também o poder e capacidade de escolha. Talvez uma meta ou objeto pode não ser alcançada no ano, mas pode ser algo a ser trabalhado para os próximos.


Invista em comunicação


Já falamos neste artigo sobre o poder da imagem sobre o consumidor e mais uma vez vamos reforçar isso.


Hoje em dia a maioria das pessoas estão conectadas e em frequente contato com novidades. Por isso, saber se destacar de maneira clara e objetiva nesse mundo em constante evolução é um grande desafio.


Entender sua marca e principalmente como o público consumidor o vê, pode parecer fácil mas não é. Nessa questão sugerimos o acompanhamento de profissionais do ramo para evitar ruídos e fazer ações assertivas e que tragam resultados a curto, médio e longo prazo.


Esperamos que esse artigo tenha auxiliado você sobre a importância de mensurar os resultados da sua empresa nesse fim de 2019. E como o tempo não para, pensar agora no planejamento estratégico para 2020 pode ser uma ótima opção para começar o novo ano bem, por isso recomendamos a leitura desse outro artigo.

logo-difere2.png

Bauru/SP

Rua Benedito Moreira Pinto,

nº 8-31, Jardim Panorama.

Siga nas redes sociais:

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo